Saiba mais sobre o curso neste vídeo exibido durante a Feira de Profissões:
A Terapia Ocupacional tem como principal foco as atividades cotidianas, para facilitar e garantir o desempenho de tarefas que permitam uma participação ativa na vida. Pode ser definida como uma profissão que visa capacitar as pessoas a viver em sua plenitude. Da perspectiva ocupacional, uma vida plena significa a oportunidade de envolver-se em atividades que a pessoa quer e precisa fazer, não importando sua condição de saúde, social, seu estilo de vida, ou o contexto em que se encontre.
Onde atua o Terapeuta Ocupacional?
- Hospitais gerais e especializados;
- Centros e Clinicas de reabilitação;
- Centro de Saúde-escola;
- Unidades de Saúde da Família, UBS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
- Instituições para o cuidado de pessoas com transtorno mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais – Dia, residências terapêuticas;
- Instituições geriátricas e centros de convivência gerontológico;
- Serviços de atenção domiciliária e home-care
- Escolas de ensino regular e escolas especializadas, creches;
- Programas de inclusão social;
- Fundações e em projetos de reeducação social;
- Programas de liberdade assistida, casa-abrigo, sistemas prisionais;
- Projetos sociais e organizações não-governamentais (ONGs): associação comunitária, associação de bairro, centros de convivência;
- Cooperativas de trabalho, grupos de geração de renda;
- Centro de referência em saúde do trabalhador (CEREST), empresas;
- Instituições de ensino superior;
- Atividades de assessoria e consultoria
- Atividades de pesquisa
O Curso de Terapia Ocupacional da FMRP-USP
Foi implantado em 2002 e está distribuído em 5 anos, no período Vespertino/Noturno, sendo que para 1º e 2º anos as aulas têm inicio às 16:15hs e para 3º e 4º anos às 14:00hs. O 5º ano é em período integral.
A primeira turma foi formada em 2006. Oferece anualmente 18 vagas no vestibular (FUVEST) e 02 vagas pelo SISU, para estudantes egressos de escolas públicas.
A Terapia Ocupacional é uma profissão cujo objetivo principal é tornar as pessoas capazes de participar das ocupações da vida cotidiana. Uma ocupação pode ser definida como “um grupo de atividades que tem significado pessoal e cultural e permite a participação social”. A participação em ocupações cotidianas permite que as pessoas construam sua identidade, saúde e bem estar. As pessoas podem sofrer restrições ou impedimento na participação em ocupações devido a alterações na estrutura e/ou funções do corpo, causadas por condições físicas ou mentais (saúde) ou devido a restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal, legal, político e cultural).
Ao longo do curso, que está estruturado em matriz integrativa, são abordados os conhecimentos necessários para a compreensão do homem, suas ocupações (atividades cotidianas) e sua participação ativa na vida.
O curso visa formar um profissional com visão integrada de saúde e demais políticas sociais (educação, assistência social), e une aspectos da formação teórica e prática desde os primeiro período. Os conteúdos estudados reúnem conhecimentos das áreas de ciências biológicas (anatomia, fisiologia, patologia), humanas (psicologia, saúde pública) e específicas (análise de atividade, ocupação humana e recursos terapêuticos, terapia ocupacional aplica à criança, adolescente, adulto e idoso) pesquisa, gestão e estágio profissionalizante.
O curso está credenciado junto à World Federation of Occupational Therapy desde 2006, com credenciamento válido até o ano de 2024.
<http://www.wfot.org/Education/EntrylevelEducationalProgrammesWFOTApproved.aspx>
Contato
e-mail: coc-to@fmrp.usp.br
telefone: (16) 3315 9297