Estabelecimento de Convênios

Estabelecimento de convênios com a FMRP-USP para Estágio de alunos de graduação

INFORMAÇÕES

Para a realização de estágios de alunos de graduação de outras Instituições é obrigatório o estabelecimento de convênio entre a Instituição e a Faculdade de Medicina de Ribeirão – USP.

A FMRP somente recebe alunos de Instituições Conveniadas para estágios curriculares obrigatórios, constantes na Estrutura Curricular do curso de origem dos estudantes.

Cabe ressaltar o parágrafo 2º do Artigo 3º da REGULAMENTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E VISITAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE OUTRAS UNIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (constante neste link ):
“§ 2° – Considerando a grande demanda de estágios, o número pequeno de vagas existentes e que os cenários de estágio da FMRP-USP já são utilizados por seus próprios estudantes, a FMRP-USP estabelece convênios apenas com Instituições Públicas, Filantrópicas ou Confessionais. Não são estabelecidos convênios com Instituições de Ensino com fins lucrativos.”
Na possibilidade de não ser possível o convênio com a FMRP-USP, ainda há a possibilidade da realização, pelo estudante externo, de visita, conforme descrito neste link.

Para as Instituições em que o convênio é possível, segue mais abaixo a lista de documentos que devem ser encaminhados para fazer o pedido.

ATENÇÃO:

Para solicitações de convênio para estágios de estudantes externos na FMRP-USP somente será aceita a minuta padrão de convênio da USP. Não será aceita minuta própria da outra Instituição, nem mesmo com pequenas alterações.

Informamos ainda que as minutas bilaterais do convênio somente serão assinadas simultaneamente.

LISTA DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE CONVÊNIO PARA ESTÁGIO DE ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO:

1) Ofício da Instituição solicitando a celebração de convênio, com a relação do(s) curso(s) para o qual solicita a celebração. A solicitação deve ser feita especificando que se trata de convênio para estágios curriculares obrigatórios. No ofício devem constar:

a) declaração expressa de que a instituição arcará com o ônus do seguro contra acidentes pessoais;

b) possibilidade de receber estudantes da FMRP-USP para estágio;

c) nome, função ou cargo do responsável pela assinatura de convênios pela Instituição;

d) nome, e-mail e telefone para contato do funcionário responsável pela tramitação administrativa do convênio na Instituição, além do nome do setor responsável junto à Instituição;

e) endereço para envio da minuta de convênio para assinatura.

2) Encaminhar anexo ao ofício: (ATENÇÃO: Todos os arquivos devem ter no máximo 3 MB. Arquivos com tamanho maior serão devolvidos para adequação e a solicitação não terá andamento enquanto não recebermos o arquivo correto)

a) Projeto Político Pedagógico e Estrutura Curricular do(s) curso(s) solicitado(s) (cópias eletrônicas);

b) Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ) da Instituição;

c) Contrato Social da instituição e/ou Estatuto da Fundação (se houver Fundação);

d) Documento que comprove poder de representação do responsável pela assinatura.

3) Esses documentos devem ser enviados por e-mail para cg@fmrp.usp.br, em nome de:

Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela

Presidente da Comissão de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP