Estabelecimento de Convênios

Estabelecimento de convênios com a FMRP-USP para Estágio de alunos de graduação

INFORMAÇÕES

Para a realização de estágios de alunos de graduação de outras Instituições é obrigatório o estabelecimento de convênio entre a Instituição e a Faculdade de Medicina de Ribeirão – USP.

A FMRP somente recebe alunos de Instituições Conveniadas para estágios curriculares obrigatórios, constantes na Estrutura Curricular do curso de origem dos estudantes.

Cabe ressaltar o parágrafo 2º do Artigo 3º da REGULAMENTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS E VISITAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE OUTRAS UNIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (constante neste link ):
“§ 2° – Considerando a grande demanda de estágios, o número pequeno de vagas existentes e que os cenários de estágio da FMRP-USP já são utilizados por seus próprios estudantes, a FMRP-USP estabelece convênios apenas com Instituições Públicas, Filantrópicas ou Confessionais. Não são estabelecidos convênios com Instituições de Ensino com fins lucrativos.”
Na possibilidade de não ser possível o convênio com a FMRP-USP, ainda há a possibilidade da realização, pelo estudante externo, de visita, conforme descrito neste link (sobre os estágios e visitas).

Para as Instituições em que o convênio é possível, segue abaixo a lista de documentos que devem ser encaminhados para fazer o pedido:

1) Ofício da Instituição solicitando a celebração de convênio, com a relação do(s) curso(s) para o qual solicita a celebração. A solicitação deve ser feita especificando que se trata de convênio para estágios curriculares obrigatórios. No ofício devem constar:

a) declaração expressa de que a instituição arcará com o ônus do seguro contra acidentes pessoais;

b) possibilidade de receber estudantes da FMRP-USP para estágio;

c) nome, função ou cargo do responsável pela assinatura de convênios pela Instituição;

d) nome, e-mail e telefone para contato do funcionário responsável pela tramitação administrativa do convênio na Instituição, além do nome do setor responsável junto à Instituição;

e) endereço para envio da minuta de convênio para assinatura.

2) Encaminhar anexo ao ofício:

a) Projeto Político Pedagógico e Estrutura Curricular do(s) curso(s) solicitado(s) (cópias eletrônicas);

b) Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ) da Instituição;

c) Contrato Social da instituição e/ou Estatuto da Fundação (se houver Fundação);

d) Documento que comprove poder de representação do responsável pela assinatura.

3) Esses documentos devem ser enviados por e-mail para cg@fmrp.usp.br, em nome de:

Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito

Presidente da Comissão de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP