Estágios para alunos externos

ATENÇÃO: Não são aceitos estágios de estudantes externos de Instituições não conveniadas. Informações sobre como conveniar com a FMRP-USP constam do site: https://cg.fmrp.usp.br/pb/estagios-e-convenios/estabelecimento-de-convenios/

 

FLUXO – ESTÁGIO DE ESTUDANTE DE FACULDADE CONVENIADA NA FMRP-USP:

 

Comissão de Graduação (CG) da FMRP-USP aprova calendário do processo seletivo

Seção de Apoio Acadêmico consulta Departamentos da FMRP-USP quanto as vagas e períodos a serem oferecidos pelos departamentos em cada área

Departamentos encaminham vagas e períodos que oferecerão

Após aprovação, vagas são divulgadas e é aberto período para inscrições

O estudante, se estiver dentro do prazo para inscrição, opta pela inscrição em até duas áreas (desde que seja em períodos distintos) e encaminha os documentos abaixo para o email: apoioacademico@fmrp.usp.br:

 – Ficha de inscrição devidamente preenchida (Download da Ficha de Inscrição);

–  Carta de apresentação, informando que o estágio é curricular obrigatório e que está previsto no projeto pedagógico do curso. (assinada por docente(s) da instituição de ensino)*;

– Histórico escolar;

– Termo de compromisso (sem assinatura) exclusivamente em formato MS WORD (.doc)- (Download do termo-de-compromisso 2022 );

– Cópia da apólice de seguro contra acidentes pessoais, suportado pela instituição de ensino de origem do aluno.

  (*) único documento que deverá conter assinatura.

Seção de Apoio Acadêmico recebe a documentação dos estudantes e encaminha para seleção dos departamentos.

Departamentos selecionam os estagiários, elaborando o plano de estágio (Download do Plano de Estágio) e termo de compromisso e encaminham estes documentos assinados para a Seção de Apoio Acadêmico.

Comissão de Graduação analisa a seleção dos estagiários feita pelos Deptos.

Após a aprovação da seleção dos estagiários pela CG, a Seção de Apoio Acadêmico encaminha o termo de compromisso, o plano de estágio e a solicitação de crachá de identificação do HCFMRP, por e-mail, para a instituição conveniada.

Instituição conveniada colhe as assinaturas do estudante e do responsável legal da sua instituição no termo de compromisso e no plano de estágio e devolve, por e-mail, juntamente com a solicitação de crachá de identificação do HCFMRP preenchida, à Seção de Apoio Acadêmico.

A partir deste momento, se a documentação estiver totalmente regularizada, os estudantes aprovados podem iniciar o estágio

MAIORES INFORMAÇÕES:

 

A Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP promoverá semestralmente, seleção de alunos de graduação das Instituições Conveniadas para realização de estágios no Hospital das Clínicas da FMRP-USP e nos Laboratórios de Pesquisa da FMRP-USP.

  • A seleção será realizada de acordo com calendário pré-estabelecido e número de vagas disponíveis em cada Departamento.
  • Os Estágios no Hospital das Clínicas da FMRP-USP tem duração máxima de 4 semanas
  • Importante: As inscrições serão feitas EXCLUSIVAMENTE pelo endereço eletrônico apoioacademico@fmrp.usp.br anexando os documentos necessários relacionados no fluxo acima.
  • Não serão aceitas inscrições e documentos enviados pelo correio.
  • Serão permitidos apenas dois estágios por aluno, durante seu curso de graduação.
  • Inscrições para seleção de estagiários serão permitidas apenas para alunos de Instituições Conveniadas.
  • Os interessados poderão inscrever-se em até duas áreas, desde que não seja para o mesmo período de oferecimento de vagas.
  • Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido no calendário e que não apresentarem a documentação exigida.
  • Poderão ser solicitados outros documentos, a critério do Departamento, que forem julgados necessários para seleção de alunos.

A inobservância de qualquer dos itens acima implicará na desclassificação automática do interessado.

Conforme Art. 12 da Portaria 186/2018, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP não oferecerá refeições aos estagiários.


Para estágios de estudantes de graduação de fora da FMRP-USP, é obrigatório que exista convênio entre a sua Faculdade e a FMRP-USP.

No entanto, cabe ressaltar o parágrafo 2º do Artigo 3º da REGULAMENTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PARA ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E VISITAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE OUTRAS UNIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (Regulamentação para estágios da FMRP)

“§ 2° – Considerando a grande demanda de estágios, o número pequeno de vagas existentes e que os cenários de estágio da FMRP-USP já são utilizados por seus próprios estudantes, a FMRP-USP estabelece convênios apenas com Instituições Públicas, Filantrópicas ou Confessionais. Não são estabelecidos convênios com Instituições de Ensino com fins lucrativos.”
Na possibilidade de não ser possível o convênio com a FMRP-USP, ainda há a possibilidade da realização, pelo estudante externo, de visita, conforme descrito mais abaixo.

Informamos ainda que a FMRP-USP somente recebe estudantes externos para estágios curriculares obrigatórios. Não recebemos estagiários voluntários/optativos/período de férias.

Verifique na lista abaixo se a sua Faculdade tem convênio conosco e qual o período de vigência do convênio. Caso não tenha ou esteja para vencer a vigência, por favor acesse este link , para informações de como solicitar o convênio/a renovação de convênio, lembrando que os convênios/renovações de convênios costumam demorar cerca de  6 meses para serem estabelecidos.

O pedido de convênio/renovação de convênio pode ser aprovado ou indeferido, a critério da Comissão de Graduação da FMRP-USP.

Caso já exista o convênio, você pode se candidatar para as vagas de estágio conforme disponibilizadas pela FMRP-USP. Veja as informações abaixo, como Regulamentação pertinente, calendário de solicitações e vagas disponíveis.

Ressalto que, mesmo após o convênio estabelecido, você só poderá se candidatar a vagas pré-determinadas semestralmente pela Comissão de Graduação da FMRP-USP e o período para candidatura ocorre de semestre para semestre (conforme informações do site).

Ressalto ainda que o estudante externo, após estabelecido o convênio, pode fazer apenas 2 estágios na FMRP-USP, sendo que, para áreas no Hospital das Clínicas, o estágio tem duração de no máximo 4 semanas cada um e devem ser em áreas diferentes (não podem ser 8 semanas na mesma área).

Cabe informar também que o Docente Colaborador FAEPA  pode receber estudantes externos em estágio, bem como supervisionar estudantes externos em visita, desde que indicado pelo Conselho do Departamento, conforme Resolução 8172/2022 da USP, constante do site abaixo.

A referida Resolução disciplina o credenciamento de integrantes do corpo clínico do HC-FMRP-USP, como Professores Colaboradores , para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da FMRP-USP. Em seu Artigo 7º, inciso VI, dispõe que o Professor Colaborador pode “exercer outras atividades, para as quais seja indicado pelo Conselho do Departamento ou pela Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e que não alterem a natureza do credenciamento”.

Link para a Resolução: https://leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-8172-de-24-de-fevereiro-de-2022#:~:text=Disciplina%20o%20credenciamento%20de%20integrantes,Medicina%20de%20Ribeir%C3%A3o%20Preto%2DUSP

VISITAS DE ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES:

Existe também a possibilidade de o estudante externo realizar “visita”, o que não precisa de convênio.

Veja abaixo as regras para as Visitas de Estudantes Externos à FMRP-USP:

Visitas de alunos externos à FMRP-USP aos cenários de estágio e aos laboratórios da FMRP-USP, não caracterizam estágio.

I. Para a realização de visitas, não é necessária a existência de convênio.

II. A visita pode ser realizada em qualquer período do ano.

III. O estudante externo poderá realizar, no máximo, quatro visitas durante todo o seu curso de graduação.

IV. A visita terá a duração máxima de uma semana, definida por cinco dias úteis consecutivos, e não poderá envolver participação direta em atividades teóricas e práticas.

Parágrafo único: O prazo estabelecido acima poderá ser estendido para sete dias consecutivos nos casos onde as atividades estabelecidas pelo supervisor incluam acompanhamento de plantões clinico cirúrgicos, visitas à enfermaria ou atividades de laboratório/experimentos que necessitam ser realizados aos finais de semana ou feriados.

PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA VISITA:

I. O estudante externo interessado em realizar visita deverá enviar solicitação formal ao docente da FMRP-USP ou docente colaborador FAEPA*, vinculado à área em que deseja realizar a visita.

Parágrafo único – A visita fica condicionada à disponibilidade de docente para supervisionar o visitante, de concordância do responsável pela área de atividade selecionada para a visita e de não causar prejuízo ao ensino de alunos da FMRP-USP.

II. A referida solicitação deverá ser aprovada pelo docente e pelo Comissão de Ensino do Departamento onde será realizada a visita.

III. O estudante deverá providenciar e enviar ao Departamento cópia de seguro contra acidentes pessoais, em seu nome, vigente para o período de sua visita.

IV. O Departamento deverá enviar comunicado para ciência do Presidente da Comissão de Graduação, informando sobre a aceitação da visita, juntamente com a cópia do seguro contra acidentes pessoais do estudante

V. A Comissão de Graduação tomará ciência da visita

VI. Ao final da visita o supervisor deverá informar a Seção de Apoio Acadêmico sobre a carga horária e aproveitamento do estudante para que o certificado da visita possa ser emitido pela Comissão de Graduação, conforme modelo do anexo II das Normas da FMRP, e enviado por meio eletrônico ao estudante.

Parágrafo único: Por opção do supervisor e/ou visitante, o mesmo poderá emitir uma declaração do período da visita ao estudante, no entanto, sem a chancela oficial da Comissão de Graduação.

*Obs.: O Docente Colaborador FAEPA  pode supervisionar estudantes externos em visita, bem como receber estudantes externos em estágio, desde que indicado pelo Conselho do Departamento, conforme Resolução 8172/2022 da USP, constante do site abaixo.

A referida Resolução disciplina o credenciamento de integrantes do corpo clínico do HC-FMRP-USP, como Professores Colaboradores , para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da FMRP-USP. Em seu Artigo 7º, inciso VI, dispõe que o Professor Colaborador pode “exercer outras atividades, para as quais seja indicado pelo Conselho do Departamento ou pela Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e que não alterem a natureza do credenciamento.”

Link para a Resolução:

 


ESTÁGIOS PARA O 1º SEMESTRE DE 2023

Calendário de estágios 1º Semestre 2023

Vagas Remanescentes Estágios 1º Semestre 2023 (09-11-22)

As inscrições para as vagas remanescentes somente serão aceitas desde que realizadas com dois meses de antecedência da data de inicio do estágio.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    • Ficha de Inscrição devidamente preenchida; (Download da Ficha de Inscrição)
    • (*) Carta de apresentação, informando que o estágio é curricular obrigatório e que está previsto no Projeto Político Pedagógico do Curso (assinada por docente(s) da Instituição de Ensino);
    • Histórico Escolar;
    • Termo de Compromisso (sem assinatura) exclusivamente em formato MS WORD (.doc); (Download do termo-de-compromisso 2022 )
    • Cópia da Apólice de Seguro Contra Acidentes Pessoais, suportado pela Instituição de Ensino de origem do aluno;
    • Comprovantes de vacinação contra o Covid-19 (esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço.
      • (*) Único documento que deverá conter assinatura.
  • Importante: As inscrições serão feitas EXCLUSIVAMENTE pelo endereço eletrônico apoioacademico@fmrp.usp.br anexando os documentos necessários relacionados acima.

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS

Atenção:

  1. Verifique o término de vigência do convênio de sua Instituição. Caso a vigência esteja para se encerrar ou venha a se encerrar antes do período previsto para o seu estágio pretendido, sua Instituição deverá encaminhar solicitação de renovação do convênio, lembrando que os convênios/renovações de convênios costumam demorar cerca de  6 meses para serem estabelecidos. SEM O CONVÊNIO ESTABELECIDO NO PERÍODO DO SEU ESTÁGIO, O ESTÁGIO NÃO SERÁ AUTORIZADO!
  2. Os estágios somente serão autorizados após processo seletivo para vagas pré-estabelecidas e aprovação pela Comissão de Graduação.
Nome da Instituição  Cursos Abrangidos Início de Vigência  Término de Vigência Termo de convênio assinado
Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA  Medicina 25/06/2018  24/06/2023 FAMEMA IE
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará-UFC  Medicina 01/10/2019  30/09/2024 UFC IE
 Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA Medicina 31/07/2020  30/07/2025 UFCSPA IE

UNESP – Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba

Medicina Veterinária

30/11/2018

29/11/2023

UNESP ARAÇAT. IE

Universidade Federal de Goiás – UFG

Medicina e Medicina Veterinária

15/06/2020

14/06/2025

UFG IE

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Todos os cursos de graduação da UNICAMP

06/12/2018

05/12/2023

UNICAMP IE

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Medicina

02/05/2018

01/05/2023

UFSM IE

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Campus Sorocaba

Medicina

24/09/2018

23/09/2023

PUC-SOROCABA

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

 Todos os cursos de graduação

24/09/2019

23/09/2024

UFSCAR IE

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Medicina

23/11/2018

22/11/2023

UFRN IE

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Fisioterapia, Fonoaudiologia e Medicina

14/10/2020

13/10/2025

UNCISAL IE

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Medicina

15/06/2020

14/06/2025

UFMG IE

Fundação Universidade Federal do Piauí – UFPI

Medicina

09/01/2018

08/01/2023

UFPI IE

Fundação Universidade de Pernambuco – UPE

Medicina

22/02/2018

21/02/2023

UPE IE

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Medicina

23/03/2018

22/03/2023

UFPE IE

Universidade Federal de Viçosa – UFV

Medicina

10/07/2018

09/07/2023

UFV IE

Universidade do Estado do Pará – UEPA

Medicina 24/08/2018

23/08/2023

UEPA IE

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Medicina 31/10/2018

30/10/2023

UNIRIO IE

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Medicina 17/12/2018

16/12/2023

UERJ IE

Universidade Católica de Pelotas – UCPel

Medicina 06/12/2018

05/12/2023

UCPEL – IE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Medicina 21/12/2018

20/12/2023

UFRGS IE

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT Medicina 01/02/2019

31/01/2024

UFMT IE

Universidade Federal do Cariri – UFCA Medicina 14/03/2019

13/03/2024

UFCA IE

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Medicina 14/03/2019

13/03/2024

UFJF IE

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Medicina 30/04/2019

29/04/2024

UESB IE

Universidade do Estado do Amazonas – UEA Medicina 28/05/2019

27/05/2024

UEA IE

Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS Medicina 28/06/2019

27/06/2024

UFMS IE

Fundação Universidade do Amazonas – UFAM Medicina 15/07/2019

14/07/2024

UFAM IE

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Medicina 31/07/2019

30/07/2024

UFPEL IE

Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ Medicina 27/08/2019

26/08/2024

UFSJ IE

Universidade Federal da Fronteira do Sul -UFFS Medicina 28/08/2019

27/08/2024

UFFS IE

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP (Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências – FBDC) Medicina 10/12/2019

09/12/2024

EBMSP IE

Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
Medicina 24/08/2020

23/08/2025

UNICENTRO IE

Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT Medicina 01/10/2020

30/09/2025

UFT IE

Universidade Federal Fluminense – UFF Medicina 24/03/2021

23/03/2026

UFF IE

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM Medicina 01/09/2021

31/08/2026

UFTM IE

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Medicina e Nutrição 11/08/2021

10/08/2026

UFSC TERMO ÚNICO DE MÃO DUPLA

Universidade Federal de Uberlândia – UFU  Medicina 04/11/2021

03/11/2026

UFU I.E.

Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu  Ciências Biomédicas e Nutrição 02/12/2021

01/12/2026

UNESP BOTUCAUT – I.E..

Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado” Medicina 03/01/2022

02/01/2027

FUND. TROPICAL I.E.

Universidade Federal da Bahia – UFBA  Biotecnologia, Medicina e Nutrição 12/09/2022

11/09/2027

UFBA I.E.