Informações acadêmicas da CG durante a Pandemia Coronavírus

Selecione a informação desejada:

* Considerando a prorrogação do período de lockdown em Ribeirão Preto até 02/06/2021, estão mantidas, até 02/06/2021, as orientações para atividades didáticas e de estágio presenciais para as disciplinas de graduação da FMRP, conforme informe abaixo.

————————————————————————————————————–

ORIENTAÇÕES – CUIDADOS NOS AMBIENTES DE REPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ATIVIDADES PRÁTICAS:

Segue abaixo link para o arquivo de orientações:

Orientações – Cuidados nos ambientes de reposição didática de atividades práticas

*Ressaltamos que qualquer estudante que apresente sintomas sugestivos de COVID-19 deve procurar a área amarela no HCRP para atendimento.

—————————————————————————————-

VÍDEO DE ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS PARA CUIDADOS NAS ATIVIDADES PRATICAS PRESENCIAIS:


 


COMUNICADO DE 19/04/2021:

——————————————————————————————————-

COMUNICADO CG E COCs DE 12/03/2021:

 

———————————————————————————————————

COMUNICADO ANTERIOR DA CG E COCs DE 04/03/2021:

 

 

 

——————————————————————————————-

IMPORTANTE: Orientações Acadêmicas para 2021

Segue abaixo o link do arquivo:

Orientações Acadêmicas para 2021.pdf

——————————————————————————————–

ORIENTAÇÃO AOS ESTUDANTES PARA RETORNO AS ATIVIDADES DE REPOSIÇÃO A PARTIR DE 04/01/2021:

Ainda em casa cada um deve evitar situações em que o risco de infecção pelo novo coronavírus seja alto, como em aglomerações, festas, reuniões com várias pessoas, que eleve o risco de contágio.

  • DEVE SER OBSERVADO O DISTANCIAMENTO SOCIAL.
  • SEMPRE USAR MÁSCARAS QUANDO ESTIVER FORA DE CASA.
  • FAZER A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS REGULARMENTE COM ÁGUA E SABÃO E/OU ÁLCOOL GEL.
  • EVITAR EXPOSIÇÃO NA SEMANA ANTERIOR AO INÍCIO DAS AULAS PRÁTICAS.

OBS: O período de incubação do SARS-CoV-2 é cerca de cinco dias e, portanto, este é o período que devemos redobrar nossa atenção e cuidados.

  • SE APRESENTAR SINTOMAS RESPIRATÓRIO OU FEBRE, O ALUNO (OU DOCENTE) DEVE PERMANECER EM CASA E INFORMAR A COORDENAÇÃO DA DISCIPLINA.

NO DIA DA ATIVIDADE AGENDADA:

 

  • AS ATIVIDADES OCORRERÃO NO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR E CIRURGIA EXPERIMENTAL.

 

  • VIR AO CAMPUS SOMENTE NA DATA E HORÁRIO QUE ESTIVER ESCALADO.

 

  • RETIRAR EPIs NA SEÇÃO DE ALUNOS.

 

ATENÇÃO:

 

  1. PARA OS ALUNOS DA MEDICINA, CB e FISIOTERAPIA, OS MESMOS DEVEM SER RETIRADOS NO DIA 04/01/2021 A PARTIR DAS 07 HORAS PARA OS ALUNOS QUE TEM ATIVIDADE ÀS 08:00 h – RESPEITEM A FILA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA ESTA RETIRADA.

 

  1. PARA OS ALUNOS QUE TEM ATIVIDADE A PARTIR DAS 09 h ou 10 h, RETIRAR O EPI A PARTIR DAS 08:30 h NA SEÇÃO DE ALUNOS.

 

 

  1. PARA OS ALUNOS QUE TEM ATIVIDADE NO PERÍODO DA TARDE, RETIRAR O EPI A PARTIR DAS 12:30 h NA SEÇÃO DE ALUNOS.

 

  1. PARA OS ALUNOS QUE INICIAM ATIVIDADES EM DATAS FUTURAS A COC DO SEU CURSO IRÁ INFORMAR A DATA PARARETIRADA DO EPI.

 

IMPORTANTE PARA O FLUXO DE ESTUDANTES DENTRO DO LMD:

 

APÓS A RETIRADA DOS EPIs OS ALUNOS DOS CURSOS DE MEDICINA E CB SEGUEM EM FLUXO LINEAR ATÉ A ENTRADA DO LMD QUE SERÁ REALIZADA PELA PORTA LATERAL (2º andar).

 

OS ALUNOS DE TODOS OS DEMAIS CURSOS DEVEM ENTRAR NO LMD PELA ENTRADA PRINCIPAL (1º andar).

 

OBS: O acesso deve ser respeitado em todos os dias de atividades.

 

ESTANDO NO LMD, IMEDIATAMENTE O ALUNO DEVERÁ ENTRAR NA SALA DESIGNADA PARA SUA ATIVIDADE, CONFORME DIVISÃO PRÉVIA REALIZADA PELA COC DO SEU CURSO.

 

TODOS DEVEM EVITAR AGLOMERAÇÃO NOS CORREDORES

 

DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS O USO DA MÁSCARA CIRÚRGICA E PRECAUÇÃO PADRÃO SÃO OBRIGATÓRIOS

 

IMPORTANTE: higienização das mãos com solução de álcool gel ou com água e sabão.

 

Devido a restrição do número de funcionários de apoio, solicitamos a compreensão dos estudantes e docentes e pedimos para que façam toda a higienização do ambiente e materiais utilizados com álcool 70% que será disponibilizado em cada sala, após o término de toda atividade.

 

PEDIMOS A TODOS PARA SEGUIREM O Protocolo de orientações e Medidas de prevenção para Covid-19, Criado pela Disciplina de Semiologia Médica, mas que é valido para todos, nas atividades práticas presenciais.

 

A ESCALA PARA RETIRADA DOS EPIs na SEÇÃO DE ALUNOS PARA O PRIMEIRO DIA SERÁ

 

MEDICINA

 

04/01/2021

DAS 07:00 h as 07:40 h – 55 alunos que iniciam as atividades das 08:00 h às 10:00 h

DAS 08:30 h às 09:40 h – 54 alunos que iniciam as atividades das 10:00 h às 12:00 h.

 

CIÊNCIAS BIOMÉDICAS

 

04/01/2021

DAS 12:30 às 13:40 para os 20 alunos que iniciam as atividades das 14:00 h às 18:00 h.

 

FISIOTERAPIA

 

04/01/2021 SEGUNDO, TERCEIRO E QUARTO ANOS

DAS 12:30 h às 13:40 h para os 20 alunos que iniciam as atividades das 14:00 h -16:00 h

DAS 14:30 h às 15:40 h para os 20 alunos que iniciam as atividades das 16:00 h -18:00 h

 

TERAPIA OCUPACIONAL

 

04/01/2021 – SEGUNDO ANO

DAS 14:30 h às 15:40 h para os 20 alunos que iniciam as atividades das 16:00 h -18:00 h

 

NUTRIÇÃO

 

04/01/2021 – SEGUNDO E TERCEIRO ANOS

DAS 07:00 h às 07:40  h- para os alunos que iniciam as atividades das 08:00 h às 10h00h

 

As máscaras devem ser retiradas na seção de alunos, seguindo as orientações existentes no site da Comissão de graduação (https://cg.fmrp.usp.br/pb/pandemia-coronavirus/) – ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS PARA A RETIRADA DE EPI (Texto abaixo do vídeo a seguir)

As datas e horários de retirada serão informados pela respectiva COC através do e-mail institucional do estudante.

—————————————————————————————————-
Olá a tod@s,
CAEP compartilha o material elaborado pelo NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante) da UFRGS, denominado: “Como estudar na Universidade: um guia para o ensino remoto emergencial”.

Segundo as autoras, o “material foi preparado com muito carinho por nós para que os estudantes possam buscar estratégias, reconhecer seu funcionamento nos estudos, gerir melhor o tempo, ter bem-estar, além de outras sugestões de como facilitar seus estudos” .

Acesse em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001118041&loc=2020&l=c24e47f1df229ca5

http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001118041&loc=2020&l=c24e47f1df229ca5

Caso queriam, enviem aos amigos que estão estudando ou trabalhando em casa para que também possam se beneficiar desse material.

Atenciosamente,

 image.png
 

——————————————————————————-

Boas Práticas para o Ensino – CAEG:

Prezados,

O CAEG avaliou a experiência de Ensino e Aprendizagem neste 1º semestre segundo relatos dos estudantes e coordenadores de disciplinas dos sete cursos.
Enviamos abaixo um resumo das boas práticas detectadas para orientar as atividades na graduação neste 2º semestre e como parte do pacto “FMRP unida por um semestre melhor”.
O folder pode ser encontrado também no site: https://caeg.fmrp.usp.br/
Atenciosamente,

Equipe do CAEG

Slide1.JPG

 

—————————————————————–

Outras informações variadas:

—————————————————————–

Olá, estudantes de graduação da FMRP-USP!
Esperamos que tod@s estejam bem!

CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico – FMRP-USP promoverá a Oficina Virtual: Aspectos da Organização de Estudos na Educação Remota, com a participação do Professor Murilo Henrique Venâncio, Orientador do Polo da UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e dos pedagogos do CAEP: Cris Peres e Rodrigo Flauzino.

A Oficina é voltada para estudantes de graduação da FMRP e tem como objetivos:

  • Apresentar e discutir orientações sobre aspectos da organização de estudos em geral e no contexto de EDUCAÇÃO REMOTA.
Para inscrever-se basta clicar na imagem acima ou aqui:

📌Data: 20 de agosto de 2020 (quinta-feira)
🕧Horário: 12h30 às 14h.
💻Via Google meet (link a ser encaminhado após inscrição)

Observações:
Número de vagas: 30 participantes.
A Oficina será gravada.

Quaisquer dúvidas, estamos à disposição!

Participem!
Centro de Apoio Educacional e Psicológico – CAEP
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP
Telefones: (16) 3315-3195 e 3315-3352

———————————————————————–

Orientações da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro, sobre as aulas on-line no 2º semestre de 2020:

*Link para o arquivo de “Orientações para os docentes” 

————————————————————————

Vídeo de agradecimento da Associação Atlética Acadêmica Lilian Ricz aos Professores do curso de Fonoaudiologia da FMRP-USP, por todo desdobramento e realização no primeiro semestre de 2020 (link segue abaixo para visualização)

A A.A.A.L.R. organizou um pequeno vídeo para mostrar o quanto os professores foram importantes nesse processo:

*LINK PARA O VÍDEO

————————————————————————

Oitavo comunicado do Reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, à comunidade acadêmica – 16/07/20:

Apresentação do Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito, Presidente da Comissão de Graduação da FMRP-USP:

Prezad@s,

Abaixo, segue novo comunicado, na íntegra, do Senhor Reitor da USP, neste momento de Pandemia.

Destaco duas importantes definições constantes neste comunicado, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, que foram estabelecidas, conforme palavras do próprio Reitor:

  • Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.
  • Outra importante deliberação refere-se às datas do vestibular da Fuvest, cujo calendário foi alterado assim que o Inep divulgou as datas dos exames do Enem. Lembro que a USP é a única universidade estadual de São Paulo que seleciona alunos por meio do SiSU e o novo cronograma mantém essa importante possibilidade.

Abaixo segue o comunicado, na íntegra.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito

Presidente da Comissão de Graduação

———————————————————————-

COMUNICADO:

Prezada(o) colega,

Acabamos de encerrar o primeiro semestre letivo e já estamos há quatro meses em confinamento, mantendo intensamente as atividades da Universidade e realizando a maioria dos trabalhos de forma remota.  Se, por um lado, as ações de distanciamento têm sido importantes para conter o avanço do nível de  contaminação pela covid-19, ainda que em um patamar bem prolongado, por outro, para a maioria de nós, esse longo período de  isolamento tem provocado ansiedade, angústia e insegurança, além de cansaço bem maior, pois estamos trabalhando, de fato, mais horas.

No dia 23 de junho, a 1002ª reunião do Conselho Universitário ocorreu, pela primeira vez em sua história, de forma remota. Com isso, mantivemos a estrutura decisória da Universidade em atividade, evitando que eu tenha de administrar por meio de decisões ad referendum do órgão máximo da USP.

Duas importantes definições, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, foram estabelecidas. Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.

Outra importante deliberação refere-se às datas do vestibular da Fuvest, cujo calendário foi alterado assim que o Inep divulgou as datas dos exames do Enem. Lembro que a USP é a única universidade estadual de São Paulo que seleciona alunos por meio do Sisu e o novo cronograma mantém essa importante possibilidade.

Ultimamente, nossas preocupações estão voltadas, principalmente, para a formulação de definições visando ao retorno gradativo às atividades presenciais.

Protocolos de segurança e conduta estão sendo preparados para um eventual retorno das atividades laboratoriais de pesquisa, de modo a não atrasar ainda mais os cronogramas dos alunos de pós-graduação e dos pós-doutorandos. O grupo de trabalho incumbido da formulação dos protocolos já enviou aos dirigentes, no começo do mês, instruções para a preparação dos ambientes e de planejamento administrativo. O GT propôs, recentemente, regras de flexibilização para viagens acadêmicas ao exterior.

As dificuldades para a gestão da USP continuam aumentando. A Lei Complementar 173/2020, que inicialmente parecia se restringir ao congelamento de salários, o que por si só já seria um problema grave, mostrou-se mais abrangente, impedindo promoções e a correção dos valores de auxílios, o congelamento da contagem de tempo para quinquênios e sexta-parte, bem como vedando a realização de concursos para cargos públicos, além de outras disposições.

Felizmente, nossa eficiente Procuradoria Geral (PG) conseguiu vislumbrar algumas alternativas legais, que nos permitem manter os concursos de Livre-Docência e o processo para a Progressão Horizontal dos Docentes, mas com mudanças de cargos apenas em janeiro de 2022. As questões não são simples e envolvem empenho constante da Procuradoria, inclusive junto a outros órgãos do Estado, para buscar caminhos legais que possam alterar o entendimento atual dos demais pontos.

Em paralelo a esse trabalho de buscar alternativas, a PG disponibilizou um FAQcom perguntas e respostas para esclarecer os principais pontos envolvendo a lei complementar.

Destaco que todo o cuidado de nossa Procuradoria tem o objetivo de proteger os docentes e os servidores técnicos e administrativos e, assim, evitar que, no futuro, estes sejam obrigados a restituir ao Tesouro valores considerados indevidos pela Justiça, como está acontecendo hoje com vários colegas aposentados ou com seus herdeiros.

No que se refere à situação econômico-financeira da Universidade, os relatórios mensais da Codage têm deixado claro que os repasses do Governo nos meses de abril, maio e junho foram menores que os previstos. Nesse sentido, a Coordenadoria tem trabalhado continuamente com a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) para atualização dos modelos financeiros futuros e seus impactos no orçamento da USP.

Mantemos contato constante com o Governo (vice-governador e secretários) para acompanhar o andamento das arrecadações e suas perspectivas. Em minha opinião, a crise financeira se estenderá até o próximo ano, mas, por enquanto, dentro do suportável para a Universidade.

Apesar de todas as adversidades, os avanços que temos obtido nos últimos meses são dignos de registros. Quero parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo reconhecimento que a USP tem tido em diversas esferas (ONU e rankings da consultoria Times Higher Education e da Universidade de Leiden, por exemplo) e continuar se destacando nos três pilares da nossa instituição: qualidade, sustentabilidade e internacionalização. Também quero registrar e agradecer o esforço e o sucesso dos pesquisadores em diferentes estudos relacionados à covid-19.

Por fim, quero destacar que a pandemia trouxe maior relevância ao ensino superior e às universidades de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi restaurada a confiança e a credibilidade na pesquisa e no conhecimento. Um ganho importante para o momento difícil que atravessa o país e o mundo.

Ficou claro também o compromisso das universidades na busca de soluções para os problemas reais da sociedade, em todas as áreas do conhecimento, demonstrando a importância de colaboração dos grupos de pesquisa intra e entre as universidades. Tornou-se habitual a publicação de artigos com livre acesso e as discussões sobre os resultados de pesquisa em redes sociais. A ciência está mais perto da sociedade, que a compreende melhor. O grande entusiasmo dos nossos alunos pôde ser capitalizado para as atividades de pesquisa. Finalmente, percebo maior compromisso da sociedade com as universidades e melhor compreensão de que as universidades públicas de pesquisa são um bem público.

Reforço meus agradecimentos a toda a comunidade da Universidade pela dedicação e esforço, insisto para que continuem se cuidando e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.

Até breve,

Vahan Agopyan, Reitor

16/07/2020

—————————————————————————-

  • LIVE DA MENTORIA – CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP:

Prezad@s,
Gostaríamos de informar que o Centro de Apoio Educacional e Psicológico promoverá na sexta feira (17/07) às 18h30, a Live da Mentoria – Manifestações artísticas e depoimentos de caloures, veteranes peers, mentoras e mentores do Programa de Mentoria 2020 da FMRP-USP. 
 
O Programa Mentoring é uma atividade de acolhimento a todos os estudantes ingressantes nos cursos da FMRP, ele tem acontecido ao longo dos últimos 17 anos em nossa instituição, com início na “Semana de Recepção aos Calouros” (https://caep.fmrp.usp.br/programas/tutoria/).
Neste ano, o Programa também teve início quando da chegada dos calouros, mas precisou ser interrompido com a suspensão das atividades presenciais na faculdade. Entretanto, alguns grupos conseguiram retomar virtualmente esta atividade, configurando um espaço importante de suporte e apoio aos jovens que iniciaram sua vida universitária concomitantemente ao início da Pandemia do Novo Coronavírus.
 
A universidade se fez presente virtual e virtuosamente a estes jovens de modo acolhedor, sensível e estimulante, de acordo com o retorno que os próprios estudantes foram dando aos mentores, mentoras e veteranos peers. Por isso, essa “Live” foi organizada para ser um momento de exposição criativa dos efeitos que o Programa teve para os calouros.
Neste sentido, será uma honra para o nosso Centro, responsável pela coordenação do Programa, se pudermos contar com a sua ilustre presença acompanhando este evento conosco.
 
Google Meet – link para acesso:
 
Atenciosamente,

Centro de Apoio Educacional e Psicológico – CAEP – FMRP-USP
———————————————————————————————————————–
  • Capacitação CDDE em educação remota no e-disciplinas e à distância:
Preza@s professor@s,

O Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE-FMRP) irá oferecer nas próximas semanas um curso específico, com atividades para capacitação em educação remota (ER) e à distância (EaD).
Serão oferecidas 60 vagas em um curso focado no e-Disciplinas da USP (Moodle), o ambiente virtual da USP, o  E-Módulo Básico (e-MB) para educadores da área da saúde do CDDE.

Quem é o público deste curso? – Professores da FMRP que já usaram efetivamente o e-Disciplinas previamente, em alguma disciplina de graduação ou pós-graduação ou extensão, mas de modo limitado (apenas oferta de conteúdo e fóruns).O e-MB será oferecido em oito encontros síncronos (ao vivo ONLINE), às terças e sextas-feiras, das 8h às 9h, no período de 14/7 a 10/8/2020. Às segundas e quintas-feiras, das 13:30h às 14:30h, serão realizados plantões de dúvidas e apoio no desenvolvimento das tarefas do curso.

O prazo de inscrições é até o dia 10/7!
Caso você não se enquadre neste perfil (não tenha qualquer experiência  ou seja um iniciante no uso do e-Disciplinas), o CDDE poderá oferecer um apoio individualizado para desenvolver habilidades essenciais para o uso do e-Disciplinas USP.

Se você não puder participar do curso e, mesmo assim, tiver uma demanda específica sobre o uso do e-Disciplinas também tentaremos apoiá-lo de maneira individualizada, conforme a sua demanda.
Para inscrever-se no e-MB ou manifestar a eventual  necessidade de ajuda, clique no link abaixo:

Confira o vídeo explicativo desta iniciativa do CDDE clicando em https://youtu.be/KbZz3k5xpHQ

——————————————————————————————————————-

——————————————————————————————————————-

                Sobre o link acima:

Deste o início da pandemia COVID-19 todos nós tivemos que adaptar nossas disciplinas de graduação e pós-graduação para utilizar ao máximo os ambientes de EAD. O ambiente adotado oficialmente pela USP é o Moodle (eDisciplinas). Entretanto, poucos de nós possuem familiaridade com o sistema para tirar o máximo proveito dele.

Pensando nisto, foi elaborada uma série de vídeos curtos explicando os principais recursos do Moodle que qualquer um de nós conseguirá aplicar em suas disciplinas. Eles são acompanhados de exemplos dos recursos utilizados. Os vídeos foram planejados para serem curtos e objetivos, cada um tratando de um assunto bem específico.

Os vídeos são todos abertos. Se você quiser ter acesso às atividades que foram elaboradas como exemplo, precisará se “inscrever” ou “matricular” no curso. Para se inscrever, o código é moodle_cdde
Avisaremos quando os próximos módulos estiverem disponíveis. Esperamos que esta iniciativa facilite o trabalho de todos os docentes da FMRP-USP, e nos colocamos à disposição para ajudar a quem precisar.
———————————————————————————————

———————————————————————————————

———————————————————————————————-

———————————————————————————————–

————————————————————————————————

————————————————————————————————-

————————————————————————————————–

Informações e eventos do CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP sobre o assunto:

Série de vídeos-encartes curtos para abordar assuntos da vida acadêmica:

Eventos já realizados: