Selecione a informação desejada:
REVOGAÇÃO DA ADOÇÃO DO PROTOCOLO SIMPLIFICADO DE AUTODECLARAÇÃO DE SINTOMAS PARA FINS DE CONCESSÃO DE AFASTAMENTO DE DISCENTES DA UNIVERSIDADE:
Foi retirada a tela de afastamento simplificado (suspeita de Covid-19) do menu dos estudantes no Sistema Júpiter Web, considerando a GR/CIRC/132 , que revoga a adoção do Protocolo simplificado de autodeclaração de sintomas para fins de concessão de afastamento de discentes da Universidade.
Dessa forma, os procedimentos anteriormente divulgados nesta página para utilização do Afastamento Simplificado – AUTODECLARAÇÃO (conforme abaixo) também ficam revogados:
REVOGADOS – Procedimentos para o Afastamento Simplificado – AUTODECLARAÇÃO.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
REITORIA PUBLICA PORTARIA QUE REVOGA OBRIGATORIEDADE DE COMPROVAÇÃO DE VACINA CONTRA COVID-19
Foi publicada no dia 17 de fevereiro, portaria da Reitoria que revoga a obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a covid-19 para docentes, alunos e servidores técnicos e administrativos da Universidade.
A revogação atende à lei estadual 17.629/2023, promulgada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que proíbe a exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 para acesso a locais públicos ou privados no Estado.
Ainda segundo a portaria, no desenvolvimento das atividades presenciais da Universidade, deverão ser estritamente observados os protocolos de biossegurança e as regras definidas pela Reitoria, pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, pela Comissão Assessora de Saúde para assuntos relacionados à covid-19 e pelas próprias Unidades, Museus e Institutos Especializados.
De acordo com nota divulgada à imprensa pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, “a Reitoria entende que a exigência da vacina, adotada durante a pandemia, permitiu promover o cuidado solidário e proteger nossa comunidade, minimizando a gravidade e a letalidade dos casos”.
Atualmente, mais de 99% da comunidade acadêmica da USP está com a vacinação contra covid-19 atualizada, assim como os novos ingressantes pela Fuvest. De um total de cerca de 8.200 alunos aprovados no concurso vestibular, apenas 34 não estão completamente imunizados. “Essa alta taxa vacinal nos faz crer que a decisão não acarretará consequências negativas no curso da pandemia na USP”, destacou Carlotti.
(Matéria publicada no Jornal da USP, em 17/02/23)
______________________________________________________________________
Interrupção das atividades da área amarela do HC-FMRP-USP a partir de 09/05/2022:
Memorando Circular nº 31/2022 – HC-FMRP-USP
” (..) O atendimento de alunos da graduação, docentes, médicos assistentes e residentes do HCFMRP-USP será realizado a partir do dia 09/05/2022 no SAMSP (Serviço de Assistência Médica e Social do Pessoal), nos mesmos moldes que vinha sendo realizado na ÁREA AMARELA. O aluno ou residente deve avisar ao docente e à preceptoria sobre a presença de sintomas suspeitos e os mesmos deverão entrar em contato com o SAMSP através dos ramais 2659 ou 2945 para informar sobre o encaminhamento. O aluno ou residente será recepcionado pela equipe do SAMSP que coletará o RT-PCR para COVID-19. Casos que não forem devidamente encaminhados pelo docente ou preceptoria não serão atendidos (…)”
RETORNO SEGURO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA FMRP-USP
Informações referentes a:
- Encaminhamento do aluno à área amarela;
- Justificativa de faltas decorrentes de afastamento por Covid ou suspeita de Covid;
- Estudantes que tiveram contato com estudantes com Covid;
- Como proceder para reposições das atividades;
- A vacinação dos estudantes;
- Informações da USP para realizar as atividades diárias com segurança.
Dispõe sobre o retorno às atividades presenciais na Universidade de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19:
Portaria GR 7687 publicada no DOE de 24dez2021
Matrícula Interativa para o 1o semestre letivo de 2022
————————————————————————————————————–
ORIENTAÇÕES – CUIDADOS NOS AMBIENTES DE REPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ATIVIDADES PRÁTICAS:
Segue abaixo link para o arquivo de orientações:
Orientações – Cuidados nos ambientes de reposição didática de atividades práticas
*Ressaltamos que qualquer estudante que apresente sintomas sugestivos de COVID-19 deve procurar a área amarela no HCRP para atendimento.
—————————————————————————————-
VÍDEO DE ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS PARA CUIDADOS NAS ATIVIDADES PRATICAS PRESENCIAIS:
COMUNICADO DE 19/04/2021:
——————————————————————————————————-
COMUNICADO CG E COCs DE 12/03/2021:
———————————————————————————————————
COMUNICADO ANTERIOR DA CG E COCs DE 04/03/2021:
——————————————————————————————-
IMPORTANTE: Orientações Acadêmicas para 2021
Segue abaixo o link do arquivo:
Orientações Acadêmicas para 2021.pdf
——————————————————————————————–
ORIENTAÇÃO AOS ESTUDANTES PARA RETORNO AS ATIVIDADES DE REPOSIÇÃO A PARTIR DE 04/01/2021:
Ainda em casa cada um deve evitar situações em que o risco de infecção pelo novo coronavírus seja alto, como em aglomerações, festas, reuniões com várias pessoas, que eleve o risco de contágio.
- DEVE SER OBSERVADO O DISTANCIAMENTO SOCIAL.
- SEMPRE USAR MÁSCARAS QUANDO ESTIVER FORA DE CASA.
- FAZER A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS REGULARMENTE COM ÁGUA E SABÃO E/OU ÁLCOOL GEL.
- EVITAR EXPOSIÇÃO NA SEMANA ANTERIOR AO INÍCIO DAS AULAS PRÁTICAS.
OBS: O período de incubação do SARS-CoV-2 é cerca de cinco dias e, portanto, este é o período que devemos redobrar nossa atenção e cuidados.
- SE APRESENTAR SINTOMAS RESPIRATÓRIO OU FEBRE, O ALUNO (OU DOCENTE) DEVE PERMANECER EM CASA E INFORMAR A COORDENAÇÃO DA DISCIPLINA.
NO DIA DA ATIVIDADE AGENDADA:
- AS ATIVIDADES OCORRERÃO NO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR E CIRURGIA EXPERIMENTAL.
- VIR AO CAMPUS SOMENTE NA DATA E HORÁRIO QUE ESTIVER ESCALADO.
- RETIRAR EPIs NA SEÇÃO DE ALUNOS.
ATENÇÃO:
- PARA OS ALUNOS DA MEDICINA, CB e FISIOTERAPIA, OS MESMOS DEVEM SER RETIRADOS NO DIA 04/01/2021 A PARTIR DAS 07 HORAS PARA OS ALUNOS QUE TEM ATIVIDADE ÀS 08:00 h – RESPEITEM A FILA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA ESTA RETIRADA.
- PARA OS ALUNOS QUE TEM ATIVIDADE A PARTIR DAS 09 h ou 10 h, RETIRAR O EPI A PARTIR DAS 08:30 h NA SEÇÃO DE ALUNOS.
- PARA OS ALUNOS QUE TEM ATIVIDADE NO PERÍODO DA TARDE, RETIRAR O EPI A PARTIR DAS 12:30 h NA SEÇÃO DE ALUNOS.
- PARA OS ALUNOS QUE INICIAM ATIVIDADES EM DATAS FUTURAS A COC DO SEU CURSO IRÁ INFORMAR A DATA PARARETIRADA DO EPI.
IMPORTANTE PARA O FLUXO DE ESTUDANTES DENTRO DO LMD:
APÓS A RETIRADA DOS EPIs OS ALUNOS DOS CURSOS DE MEDICINA E CB SEGUEM EM FLUXO LINEAR ATÉ A ENTRADA DO LMD QUE SERÁ REALIZADA PELA PORTA LATERAL (2º andar).
OS ALUNOS DE TODOS OS DEMAIS CURSOS DEVEM ENTRAR NO LMD PELA ENTRADA PRINCIPAL (1º andar).
OBS: O acesso deve ser respeitado em todos os dias de atividades.
ESTANDO NO LMD, IMEDIATAMENTE O ALUNO DEVERÁ ENTRAR NA SALA DESIGNADA PARA SUA ATIVIDADE, CONFORME DIVISÃO PRÉVIA REALIZADA PELA COC DO SEU CURSO.
TODOS DEVEM EVITAR AGLOMERAÇÃO NOS CORREDORES
DURANTE AS ATIVIDADES PRÁTICAS O USO DA MÁSCARA CIRÚRGICA E PRECAUÇÃO PADRÃO SÃO OBRIGATÓRIOS
IMPORTANTE: higienização das mãos com solução de álcool gel ou com água e sabão.
Devido a restrição do número de funcionários de apoio, solicitamos a compreensão dos estudantes e docentes e pedimos para que façam toda a higienização do ambiente e materiais utilizados com álcool 70% que será disponibilizado em cada sala, após o término de toda atividade.
PEDIMOS A TODOS PARA SEGUIREM O Protocolo de orientações e Medidas de prevenção para Covid-19, Criado pela Disciplina de Semiologia Médica, mas que é valido para todos, nas atividades práticas presenciais.
A ESCALA PARA RETIRADA DOS EPIs na SEÇÃO DE ALUNOS PARA O PRIMEIRO DIA SERÁ
MEDICINA
04/01/2021
DAS 07:00 h as 07:40 h – 55 alunos que iniciam as atividades das 08:00 h às 10:00 h
DAS 08:30 h às 09:40 h – 54 alunos que iniciam as atividades das 10:00 h às 12:00 h.
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
04/01/2021
DAS 12:30 às 13:40 para os 20 alunos que iniciam as atividades das 14:00 h às 18:00 h.
FISIOTERAPIA
04/01/2021 SEGUNDO, TERCEIRO E QUARTO ANOS
DAS 12:30 h às 13:40 h para os 20 alunos que iniciam as atividades das 14:00 h -16:00 h
DAS 14:30 h às 15:40 h para os 20 alunos que iniciam as atividades das 16:00 h -18:00 h
TERAPIA OCUPACIONAL
04/01/2021 – SEGUNDO ANO
DAS 14:30 h às 15:40 h para os 20 alunos que iniciam as atividades das 16:00 h -18:00 h
NUTRIÇÃO
04/01/2021 – SEGUNDO E TERCEIRO ANOS
DAS 07:00 h às 07:40 h- para os alunos que iniciam as atividades das 08:00 h às 10h00h
As máscaras devem ser retiradas na seção de alunos, seguindo as orientações existentes no site da Comissão de graduação (https://cg.fmrp.usp.br/pb/pandemia-coronavirus/) – ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS PARA A RETIRADA DE EPI (Texto abaixo do vídeo a seguir)
As datas e horários de retirada serão informados pela respectiva COC através do e-mail institucional do estudante.
Segundo as autoras, o “material foi preparado com muito carinho por nós para que os estudantes possam buscar estratégias, reconhecer seu funcionamento nos estudos, gerir melhor o tempo, ter bem-estar, além de outras sugestões de como facilitar seus estudos” .
Acesse em: http://www.bibliotecadigital.
Caso queriam, enviem aos amigos que estão estudando ou trabalhando em casa para que também possam se beneficiar desse material.
Atenciosamente,
——————————————————————————-
Boas Práticas para o Ensino – CAEG:
Prezados,
Equipe do CAEG
—————————————————————–
Outras informações variadas:
—————————————————————–
O CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico – FMRP-USP promoverá a Oficina Virtual: Aspectos da Organização de Estudos na Educação Remota, com a participação do Professor Murilo Henrique Venâncio, Orientador do Polo da UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e dos pedagogos do CAEP: Cris Peres e Rodrigo Flauzino.
A Oficina é voltada para estudantes de graduação da FMRP e tem como objetivos:
- Apresentar e discutir orientações sobre aspectos da organização de estudos em geral e no contexto de EDUCAÇÃO REMOTA.
Data: 20 de agosto de 2020 (quinta-feira)
Horário: 12h30 às 14h.
Via Google meet (link a ser encaminhado após inscrição)
Observações:
Número de vagas: 30 participantes.
A Oficina será gravada.
Quaisquer dúvidas, estamos à disposição!
———————————————————————–
Orientações da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro, sobre as aulas on-line no 2º semestre de 2020:
*Link para o arquivo de “Orientações para os docentes”
————————————————————————
Vídeo de agradecimento da Associação Atlética Acadêmica Lilian Ricz aos Professores do curso de Fonoaudiologia da FMRP-USP, por todo desdobramento e realização no primeiro semestre de 2020 (link segue abaixo para visualização)
A A.A.A.L.R. organizou um pequeno vídeo para mostrar o quanto os professores foram importantes nesse processo:
————————————————————————
Oitavo comunicado do Reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, à comunidade acadêmica – 16/07/20:
Apresentação do Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito, Presidente da Comissão de Graduação da FMRP-USP:
Prezad@s,
Abaixo, segue novo comunicado, na íntegra, do Senhor Reitor da USP, neste momento de Pandemia.
Destaco duas importantes definições constantes neste comunicado, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, que foram estabelecidas, conforme palavras do próprio Reitor:
- Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.
- Outra importante deliberação refere-se às datas do vestibular da Fuvest, cujo calendário foi alterado assim que o Inep divulgou as datas dos exames do Enem. Lembro que a USP é a única universidade estadual de São Paulo que seleciona alunos por meio do SiSU e o novo cronograma mantém essa importante possibilidade.
Abaixo segue o comunicado, na íntegra.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito
Presidente da Comissão de Graduação
———————————————————————-
COMUNICADO:
Prezada(o) colega,
Acabamos de encerrar o primeiro semestre letivo e já estamos há quatro meses em confinamento, mantendo intensamente as atividades da Universidade e realizando a maioria dos trabalhos de forma remota. Se, por um lado, as ações de distanciamento têm sido importantes para conter o avanço do nível de contaminação pela covid-19, ainda que em um patamar bem prolongado, por outro, para a maioria de nós, esse longo período de isolamento tem provocado ansiedade, angústia e insegurança, além de cansaço bem maior, pois estamos trabalhando, de fato, mais horas.
No dia 23 de junho, a 1002ª reunião do Conselho Universitário ocorreu, pela primeira vez em sua história, de forma remota. Com isso, mantivemos a estrutura decisória da Universidade em atividade, evitando que eu tenha de administrar por meio de decisões ad referendum do órgão máximo da USP.
Duas importantes definições, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, foram estabelecidas. Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.
Outra importante deliberação refere-se às datas do vestibular da Fuvest, cujo calendário foi alterado assim que o Inep divulgou as datas dos exames do Enem. Lembro que a USP é a única universidade estadual de São Paulo que seleciona alunos por meio do Sisu e o novo cronograma mantém essa importante possibilidade.
Ultimamente, nossas preocupações estão voltadas, principalmente, para a formulação de definições visando ao retorno gradativo às atividades presenciais.
Protocolos de segurança e conduta estão sendo preparados para um eventual retorno das atividades laboratoriais de pesquisa, de modo a não atrasar ainda mais os cronogramas dos alunos de pós-graduação e dos pós-doutorandos. O grupo de trabalho incumbido da formulação dos protocolos já enviou aos dirigentes, no começo do mês, instruções para a preparação dos ambientes e de planejamento administrativo. O GT propôs, recentemente, regras de flexibilização para viagens acadêmicas ao exterior.
As dificuldades para a gestão da USP continuam aumentando. A Lei Complementar 173/2020, que inicialmente parecia se restringir ao congelamento de salários, o que por si só já seria um problema grave, mostrou-se mais abrangente, impedindo promoções e a correção dos valores de auxílios, o congelamento da contagem de tempo para quinquênios e sexta-parte, bem como vedando a realização de concursos para cargos públicos, além de outras disposições.
Felizmente, nossa eficiente Procuradoria Geral (PG) conseguiu vislumbrar algumas alternativas legais, que nos permitem manter os concursos de Livre-Docência e o processo para a Progressão Horizontal dos Docentes, mas com mudanças de cargos apenas em janeiro de 2022. As questões não são simples e envolvem empenho constante da Procuradoria, inclusive junto a outros órgãos do Estado, para buscar caminhos legais que possam alterar o entendimento atual dos demais pontos.
Em paralelo a esse trabalho de buscar alternativas, a PG disponibilizou um FAQ, com perguntas e respostas para esclarecer os principais pontos envolvendo a lei complementar.
Destaco que todo o cuidado de nossa Procuradoria tem o objetivo de proteger os docentes e os servidores técnicos e administrativos e, assim, evitar que, no futuro, estes sejam obrigados a restituir ao Tesouro valores considerados indevidos pela Justiça, como está acontecendo hoje com vários colegas aposentados ou com seus herdeiros.
No que se refere à situação econômico-financeira da Universidade, os relatórios mensais da Codage têm deixado claro que os repasses do Governo nos meses de abril, maio e junho foram menores que os previstos. Nesse sentido, a Coordenadoria tem trabalhado continuamente com a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) para atualização dos modelos financeiros futuros e seus impactos no orçamento da USP.
Mantemos contato constante com o Governo (vice-governador e secretários) para acompanhar o andamento das arrecadações e suas perspectivas. Em minha opinião, a crise financeira se estenderá até o próximo ano, mas, por enquanto, dentro do suportável para a Universidade.
Apesar de todas as adversidades, os avanços que temos obtido nos últimos meses são dignos de registros. Quero parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo reconhecimento que a USP tem tido em diversas esferas (ONU e rankings da consultoria Times Higher Education e da Universidade de Leiden, por exemplo) e continuar se destacando nos três pilares da nossa instituição: qualidade, sustentabilidade e internacionalização. Também quero registrar e agradecer o esforço e o sucesso dos pesquisadores em diferentes estudos relacionados à covid-19.
Por fim, quero destacar que a pandemia trouxe maior relevância ao ensino superior e às universidades de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi restaurada a confiança e a credibilidade na pesquisa e no conhecimento. Um ganho importante para o momento difícil que atravessa o país e o mundo.
Ficou claro também o compromisso das universidades na busca de soluções para os problemas reais da sociedade, em todas as áreas do conhecimento, demonstrando a importância de colaboração dos grupos de pesquisa intra e entre as universidades. Tornou-se habitual a publicação de artigos com livre acesso e as discussões sobre os resultados de pesquisa em redes sociais. A ciência está mais perto da sociedade, que a compreende melhor. O grande entusiasmo dos nossos alunos pôde ser capitalizado para as atividades de pesquisa. Finalmente, percebo maior compromisso da sociedade com as universidades e melhor compreensão de que as universidades públicas de pesquisa são um bem público.
Reforço meus agradecimentos a toda a comunidade da Universidade pela dedicação e esforço, insisto para que continuem se cuidando e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.
Até breve,
Vahan Agopyan, Reitor
16/07/2020
—————————————————————————-
- LIVE DA MENTORIA – CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP:
- Capacitação CDDE em educação remota no e-disciplinas e à distância:
O Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE-FMRP) irá oferecer nas próximas semanas um curso específico, com atividades para capacitação em educação remota (ER) e à distância (EaD).
Serão oferecidas 60 vagas em um curso focado no e-Disciplinas da USP (Moodle), o ambiente virtual da USP, o E-Módulo Básico (e-MB) para educadores da área da saúde do CDDE.
Quem é o público deste curso? – Professores da FMRP que já usaram efetivamente o e-Disciplinas previamente, em alguma disciplina de graduação ou pós-graduação ou extensão, mas de modo limitado (apenas oferta de conteúdo e fóruns).O e-MB será oferecido em oito encontros síncronos (ao vivo ONLINE), às terças e sextas-feiras, das 8h às 9h, no período de 14/7 a 10/8/2020. Às segundas e quintas-feiras, das 13:30h às 14:30h, serão realizados plantões de dúvidas e apoio no desenvolvimento das tarefas do curso.
Se você não puder participar do curso e, mesmo assim, tiver uma demanda específica sobre o uso do e-Disciplinas também tentaremos apoiá-lo de maneira individualizada, conforme a sua demanda.
Para inscrever-se no e-MB ou manifestar a eventual necessidade de ajuda, clique no link abaixo:
——————————————————————————————————————-
- Deliberação 19/2020 da Comissão de Graduação da FMRP-USP – Aprova plano de readequação para o ano acadêmico de 2020
——————————————————————————————————————-
- Informações divulgadas pelo Prof. Fábio Carmona: Link de acesso ao Treinamento online prático e rápido sobre como usar o Moodle (e-Disciplinas): https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=77804
Deste o início da pandemia COVID-19 todos nós tivemos que adaptar nossas disciplinas de graduação e pós-graduação para utilizar ao máximo os ambientes de EAD. O ambiente adotado oficialmente pela USP é o Moodle (eDisciplinas). Entretanto, poucos de nós possuem familiaridade com o sistema para tirar o máximo proveito dele.
Pensando nisto, foi elaborada uma série de vídeos curtos explicando os principais recursos do Moodle que qualquer um de nós conseguirá aplicar em suas disciplinas. Eles são acompanhados de exemplos dos recursos utilizados. Os vídeos foram planejados para serem curtos e objetivos, cada um tratando de um assunto bem específico.
- Resolução CoG 7949/2020 – link de acesso: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-no-7949-de-27-de-abril-de-2020
———————————————————————————————
———————————————————————————————-
———————————————————————————————–
————————————————————————————————
————————————————————————————————-
————————————————————————————————–
Informações e eventos do CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP sobre o assunto:
Série de vídeos-encartes curtos para abordar assuntos da vida acadêmica:
- Material elaborado pelo CAEP Encarte 4 – Lidando com aspectos da ansiedade.pdf
- Apresentação e hábitos saudáveis.mp4
- Retomada e Cuidando do espaço de estudos.mp4
- Lidando com aspectos da ansiedade.mp4
Eventos já realizados: