Informações acadêmicas da CG durante a Pandemia Coronavírus

Selecione a informação desejada:

*NOVO: 

Orientações da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Dra. Elaine Caldeira de Oliveira Guirro, sobre as aulas on-line no 2º semestre de 2020:

*Link para o arquivo de “Orientações para os docentes” 

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Outras Informações variadas:

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Vídeo de agradecimento da Associação Atlética Acadêmica Lilian Ricz aos Professores do curso de Fonoaudiologia da FMRP-USP, por todo desdobramento e realização no primeiro semestre de 2020 (link segue abaixo para visualização)

A A.A.A.L.R. organizou um pequeno vídeo para mostrar o quanto os professores foram importantes nesse processo:

*LINK PARA O VÍDEO

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Oitavo comunicado do Reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, à comunidade acadêmica – 16/07/20:

Apresentação do Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito, Presidente da Comissão de Graduação da FMRP-USP:

Prezad@s,

Abaixo, segue novo comunicado, na íntegra, do Senhor Reitor da USP, neste momento de Pandemia.

Destaco duas importantes definições constantes neste comunicado, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, que foram estabelecidas, conforme palavras do próprio Reitor:

  • Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.
  • Outra importante deliberação refere-se às datas do vestibular da Fuvest, cujo calendário foi alterado assim que o Inep divulgou as datas dos exames do Enem. Lembro que a USP é a única universidade estadual de São Paulo que seleciona alunos por meio do SiSU e o novo cronograma mantém essa importante possibilidade.

Abaixo segue o comunicado, na íntegra.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Miguel Angelo Hyppolito

Presidente da Comissão de Graduação

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COMUNICADO:

Prezada(o) colega,

Acabamos de encerrar o primeiro semestre letivo e já estamos há quatro meses em confinamento, mantendo intensamente as atividades da Universidade e realizando a maioria dos trabalhos de forma remota.  Se, por um lado, as ações de distanciamento têm sido importantes para conter o avanço do nível de  contaminação pela covid-19, ainda que em um patamar bem prolongado, por outro, para a maioria de nós, esse longo período de  isolamento tem provocado ansiedade, angústia e insegurança, além de cansaço bem maior, pois estamos trabalhando, de fato, mais horas.

No dia 23 de junho, a 1002ª reunião do Conselho Universitário ocorreu, pela primeira vez em sua história, de forma remota. Com isso, mantivemos a estrutura decisória da Universidade em atividade, evitando que eu tenha de administrar por meio de decisões ad referendum do órgão máximo da USP.

Duas importantes definições, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, foram estabelecidas. Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada.

Outra importante deliberação refere-se às datas do vestibular da Fuvest, cujo calendário foi alterado assim que o Inep divulgou as datas dos exames do Enem. Lembro que a USP é a única universidade estadual de São Paulo que seleciona alunos por meio do Sisu e o novo cronograma mantém essa importante possibilidade.

Ultimamente, nossas preocupações estão voltadas, principalmente, para a formulação de definições visando ao retorno gradativo às atividades presenciais.

Protocolos de segurança e conduta estão sendo preparados para um eventual retorno das atividades laboratoriais de pesquisa, de modo a não atrasar ainda mais os cronogramas dos alunos de pós-graduação e dos pós-doutorandos. O grupo de trabalho incumbido da formulação dos protocolos já enviou aos dirigentes, no começo do mês, instruções para a preparação dos ambientes e de planejamento administrativo. O GT propôs, recentemente, regras de flexibilização para viagens acadêmicas ao exterior.

As dificuldades para a gestão da USP continuam aumentando. A Lei Complementar 173/2020, que inicialmente parecia se restringir ao congelamento de salários, o que por si só já seria um problema grave, mostrou-se mais abrangente, impedindo promoções e a correção dos valores de auxílios, o congelamento da contagem de tempo para quinquênios e sexta-parte, bem como vedando a realização de concursos para cargos públicos, além de outras disposições.

Felizmente, nossa eficiente Procuradoria Geral (PG) conseguiu vislumbrar algumas alternativas legais, que nos permitem manter os concursos de Livre-Docência e o processo para a Progressão Horizontal dos Docentes, mas com mudanças de cargos apenas em janeiro de 2022. As questões não são simples e envolvem empenho constante da Procuradoria, inclusive junto a outros órgãos do Estado, para buscar caminhos legais que possam alterar o entendimento atual dos demais pontos.

Em paralelo a esse trabalho de buscar alternativas, a PG disponibilizou um FAQcom perguntas e respostas para esclarecer os principais pontos envolvendo a lei complementar.

Destaco que todo o cuidado de nossa Procuradoria tem o objetivo de proteger os docentes e os servidores técnicos e administrativos e, assim, evitar que, no futuro, estes sejam obrigados a restituir ao Tesouro valores considerados indevidos pela Justiça, como está acontecendo hoje com vários colegas aposentados ou com seus herdeiros.

No que se refere à situação econômico-financeira da Universidade, os relatórios mensais da Codage têm deixado claro que os repasses do Governo nos meses de abril, maio e junho foram menores que os previstos. Nesse sentido, a Coordenadoria tem trabalhado continuamente com a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) para atualização dos modelos financeiros futuros e seus impactos no orçamento da USP.

Mantemos contato constante com o Governo (vice-governador e secretários) para acompanhar o andamento das arrecadações e suas perspectivas. Em minha opinião, a crise financeira se estenderá até o próximo ano, mas, por enquanto, dentro do suportável para a Universidade.

Apesar de todas as adversidades, os avanços que temos obtido nos últimos meses são dignos de registros. Quero parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo reconhecimento que a USP tem tido em diversas esferas (ONU e rankings da consultoria Times Higher Education e da Universidade de Leiden, por exemplo) e continuar se destacando nos três pilares da nossa instituição: qualidade, sustentabilidade e internacionalização. Também quero registrar e agradecer o esforço e o sucesso dos pesquisadores em diferentes estudos relacionados à covid-19.

Por fim, quero destacar que a pandemia trouxe maior relevância ao ensino superior e às universidades de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi restaurada a confiança e a credibilidade na pesquisa e no conhecimento. Um ganho importante para o momento difícil que atravessa o país e o mundo.

Ficou claro também o compromisso das universidades na busca de soluções para os problemas reais da sociedade, em todas as áreas do conhecimento, demonstrando a importância de colaboração dos grupos de pesquisa intra e entre as universidades. Tornou-se habitual a publicação de artigos com livre acesso e as discussões sobre os resultados de pesquisa em redes sociais. A ciência está mais perto da sociedade, que a compreende melhor. O grande entusiasmo dos nossos alunos pôde ser capitalizado para as atividades de pesquisa. Finalmente, percebo maior compromisso da sociedade com as universidades e melhor compreensão de que as universidades públicas de pesquisa são um bem público.

Reforço meus agradecimentos a toda a comunidade da Universidade pela dedicação e esforço, insisto para que continuem se cuidando e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias.

Até breve,

Vahan Agopyan, Reitor

16/07/2020

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  • LIVE DA MENTORIA – CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP:

Prezad@s,
Gostaríamos de informar que o Centro de Apoio Educacional e Psicológico promoverá na sexta feira (17/07) às 18h30, a Live da Mentoria – Manifestações artísticas e depoimentos de caloures, veteranes peers, mentoras e mentores do Programa de Mentoria 2020 da FMRP-USP. 
 
O Programa Mentoring é uma atividade de acolhimento a todos os estudantes ingressantes nos cursos da FMRP, ele tem acontecido ao longo dos últimos 17 anos em nossa instituição, com início na “Semana de Recepção aos Calouros” (https://caep.fmrp.usp.br/programas/tutoria/).
Neste ano, o Programa também teve início quando da chegada dos calouros, mas precisou ser interrompido com a suspensão das atividades presenciais na faculdade. Entretanto, alguns grupos conseguiram retomar virtualmente esta atividade, configurando um espaço importante de suporte e apoio aos jovens que iniciaram sua vida universitária concomitantemente ao início da Pandemia do Novo Coronavírus.
 
A universidade se fez presente virtual e virtuosamente a estes jovens de modo acolhedor, sensível e estimulante, de acordo com o retorno que os próprios estudantes foram dando aos mentores, mentoras e veteranos peers. Por isso, essa “Live” foi organizada para ser um momento de exposição criativa dos efeitos que o Programa teve para os calouros.
Neste sentido, será uma honra para o nosso Centro, responsável pela coordenação do Programa, se pudermos contar com a sua ilustre presença acompanhando este evento conosco.
 
Google Meet – link para acesso:
 
Atenciosamente,

Centro de Apoio Educacional e Psicológico – CAEP – FMRP-USP
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  • Capacitação CDDE em educação remota no e-disciplinas e à distância:
Preza@s professor@s,

O Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE-FMRP) irá oferecer nas próximas semanas um curso específico, com atividades para capacitação em educação remota (ER) e à distância (EaD).
Serão oferecidas 60 vagas em um curso focado no e-Disciplinas da USP (Moodle), o ambiente virtual da USP, o  E-Módulo Básico (e-MB) para educadores da área da saúde do CDDE.

Quem é o público deste curso? – Professores da FMRP que já usaram efetivamente o e-Disciplinas previamente, em alguma disciplina de graduação ou pós-graduação ou extensão, mas de modo limitado (apenas oferta de conteúdo e fóruns).O e-MB será oferecido em oito encontros síncronos (ao vivo ONLINE), às terças e sextas-feiras, das 8h às 9h, no período de 14/7 a 10/8/2020. Às segundas e quintas-feiras, das 13:30h às 14:30h, serão realizados plantões de dúvidas e apoio no desenvolvimento das tarefas do curso.

O prazo de inscrições é até o dia 10/7!
Caso você não se enquadre neste perfil (não tenha qualquer experiência  ou seja um iniciante no uso do e-Disciplinas), o CDDE poderá oferecer um apoio individualizado para desenvolver habilidades essenciais para o uso do e-Disciplinas USP.

Se você não puder participar do curso e, mesmo assim, tiver uma demanda específica sobre o uso do e-Disciplinas também tentaremos apoiá-lo de maneira individualizada, conforme a sua demanda.
Para inscrever-se no e-MB ou manifestar a eventual  necessidade de ajuda, clique no link abaixo:

Confira o vídeo explicativo desta iniciativa do CDDE clicando em https://youtu.be/KbZz3k5xpHQ

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                Sobre o link acima:

Deste o início da pandemia COVID-19 todos nós tivemos que adaptar nossas disciplinas de graduação e pós-graduação para utilizar ao máximo os ambientes de EAD. O ambiente adotado oficialmente pela USP é o Moodle (eDisciplinas). Entretanto, poucos de nós possuem familiaridade com o sistema para tirar o máximo proveito dele.

Pensando nisto, foi elaborada uma série de vídeos curtos explicando os principais recursos do Moodle que qualquer um de nós conseguirá aplicar em suas disciplinas. Eles são acompanhados de exemplos dos recursos utilizados. Os vídeos foram planejados para serem curtos e objetivos, cada um tratando de um assunto bem específico.

Os vídeos são todos abertos. Se você quiser ter acesso às atividades que foram elaboradas como exemplo, precisará se “inscrever” ou “matricular” no curso. Para se inscrever, o código é moodle_cdde
Avisaremos quando os próximos módulos estiverem disponíveis. Esperamos que esta iniciativa facilite o trabalho de todos os docentes da FMRP-USP, e nos colocamos à disposição para ajudar a quem precisar.
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Informações e eventos do CAEP – Centro de Apoio Educacional e Psicológico da FMRP-USP sobre o assunto:

Série de vídeos-encartes curtos para abordar assuntos da vida acadêmica:

Eventos já realizados: