Pró-Int

Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação, no âmbito de sua política de valorização do Ensino de Graduação, lançou, em 2006, o Programa de apoio à internacionalização nas Unidades, destinando recursos financeiros para a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas no exterior.

Documentação:

  1. Para apoio a participação em disciplinas, estágios e cursos em Universidades Estrangeiras Conveniadas:
    • Formulário de Pedido de Apoio-Pro-Int/FMRP;
    • Histórico Escolar;
    • Descrição ou Programa da atividade a ser cumprida no Exterior;
    • Comprovante do aceite da Instituição Estrangeira.
  2. Para apoio a participação em Eventos Internacionais:
    • Formulário de Pedido de Apoio-Pro-Int/FMRP;
    • Histórico Escolar;
    • Programação do Evento;
    • Resumo do trabalho a ser apresentado, explicitando que o(a) postulante é o primeiro autor;
    • Apresentação do aceite do trabalho encaminhado (no caso de ainda não estar disponível o aceite, o(a) aluno(a) deve anexar ao resumo o comprovante de submissão; o aceite definitivo será necessário para a liberação do recurso financeiro, mas não será impedimento para a avaliação de mérito do pedido);
    • Parecer do(a) orientador(a) sobre a pertinência da participação do(a) aluno(a) no Evento Internacional.

O(A) aluno(a) agraciado(a) com o recurso, quando do seu retorno à unidade, terá 30 dias para apresentação de um relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado do(s) certificado(s) adequado(s).

Dos Prazos para solicitação:

Pedidos de apoio com recursos do programa serão recebidos em regimes de fluxo contínuo, ao longo de todo o ano, respeitados os prazos necessários para adequada tramitação e a disponibilidade de recursos.

As solicitações devem ser feitas com, no mínimo, 60 dias de antecedência, contados, retroativamente, a partir da data de início do evento ou atividade acadêmica.

A Seção de Apoio Acadêmico (apoioacademico@fmrp.usp.br – telefone (16) 3315-4565) estará disponível para maiores informações.