Fisioterapia

O que é a profissão?

É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. As ações do Fisioterapeuta são fundamentadas nas ciências: morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, e patológicas, envolvendo órgãos e sistemas do corpo humano e em disciplinas comportamentais e sociais.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)

O Fisioterapeuta

Profissional de Saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316.  COFFITO.

Informações Gerais do Curso de Fisioterapia da FMRP-USP

O Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)-USP, oferece 40 vagas anuais, organizado em uma estrutura seriada semestral, com duração de cinco anos. Até o segundo ano, o curso ocorre no período vespertino-noturno, das 16:30 as 22 horas, no terceiro e quarto anos, das 14:00 as 22:00 horas; e no último ano (quinto) em período integral.

Os conteúdos curriculares são ofertados de forma equilibrada nas diferentes áreas, considerando a prevalência dos diferentes problemas de saúde da população e níveis de evidência científica obtidos pela fisioterapia no tratamento de cada um deles. O Curso possibilita, desde o primeiro ano, a inserção do estudante em diferentes campos de atuação para vivência da profissão. Conceitos básicos, clínicos, especializados e relacionados ao atendimento de baixa, média e alta complexidade e à Saúde Coletiva, estão distribuídos em disciplinas que buscam desenvolver no estudante o espírito crítico reflexivo em relação à atuação do fisioterapeuta no âmbito hospitalar e no contexto Nacional de Saúde, especificamente do SUS.  Durante todo o curso a identificação das necessidades loco-regionais da Comunidade, são enfatizadas e o estudante é capacitado para atuar nos três níveis de atenção à Saúde (primário, secundário e terciário).

O perfil profissional que se pretende formar é de Fisioterapeuta generalista, por isso os estudantes aprendem a atuar em diferentes áreas da Fisioterapia, incluindo as principais: Ortopedia, Cárdio-respiratória, Neurologia, Pediatria, Gerontologia, Dermato-funcional e Saúde da Mulher.

Vale ressaltar a importante vocação deste curso em proporcionar iniciação científica aos estudantes, o que pode ser verificado pelo número expressivo de bolsas de iniciação científica que são ofertadas.

Para conclusão da Graduação em Fisioterapia, o estudante deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC), sob orientação docente, podendo variar entre uma pesquisa realizada pelo aluno durante o curso ou um trabalho de revisão científica.

Carga horária total obrigatória do curso: 4.175hs

Carga horária total obrigatória em estágios: 1.440hs

Contato

Secretaria Fisioterapia: (16) 3315-4413