Fisioterapia

O que é a profissão?

É uma ciência da Saúde focada no movimento humano (da biomecânica até a funcionalidade), atuando na promoção de saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos distúrbios cinéticos-funcionais decorrentes de alterações em órgãos e sistemas do corpo. Atua nas diferentes fases da vida do ser humano utilizando abordagens para minimizar os fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças, assim como atua em situações onde o movimento e a função estão comprometidos por razões genéticas, lesões, doenças adquiridas ou condições como o envelhecimento.

Respeitando a integridade física, psíquica e social do paciente, o fisioterapeuta utiliza-se de conhecimentos fundamentados nas ciências morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas e patológicas envolvendo órgãos e sistemas do corpo humano e em disciplinas comportamentais e sociais para estabelecer seu plano terapêutico.

O  Fisioterapeuta

Profissional de Saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à sua ordenação e indução no paciente, bem como ao acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316.  COFFITO (Conselho federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) http://www.coffito.org.br

Informações Gerais do Curso de Fisioterapia da FMRP-USP

O Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)-USP, oferece 40 vagas anuais, organizado em uma estrutura seriada semestral, com duração de cinco anos. O curso ocorre no período vespertino-noturno do primeiro ao quarto ano e no último ano (quinto) ocorre em período integral.

Os conteúdos curriculares são ofertados de forma equilibrada nas diferentes áreas, considerando a prevalência dos diferentes problemas de saúde da população e níveis de evidência científica obtidos pela fisioterapia no tratamento de cada um deles. O Curso possibilita, desde o primeiro ano, a inserção do estudante em diferentes campos de atuação para vivência da profissão. Conceitos básicos, clínicos, especializados e relacionados ao atendimento de baixa, média e alta complexidade e à Saúde Coletiva, estão distribuídos em disciplinas que buscam desenvolver no estudante o espírito crítico reflexivo em relação à atuação do fisioterapeuta no âmbito hospitalar e no contexto Nacional de Saúde, especificamente do SUS.

Durante todo o curso a identificação das necessidades loco-regionais da Comunidade  são enfatizadas e o estudante é capacitado para atuar nos três níveis de atenção à Saúde (primário, secundário e terciário), permitindo que os discentes estejam aptos a lidar com problemas de saúde dos mais simples aos mais complexos, além de possibilitar a vivência prática em abordagens multi e interdisciplinares, por meio da vivência da prática profissional nos Núcleos de Saúde da Família, nos ambulatórios, nas enfermarias e nas Unidades de Terapia Intensiva.

O perfil profissional que se pretende formar é de Fisioterapeuta generalista, por isso os estudantes aprendem a atuar em diferentes áreas da Fisioterapia, incluindo as principais: Ortopedia, Cardiologia, Respiratória, Neurologia, Pediatria, Gerontologia, Dermatofuncional e Saúde da Mulher.

Estágios optativos e extracurriculares são oferecidos aos discentes do Curso de Graduação em Fisioterapia a partir do 5º. Semestre, incluindo os Estágios em Fisioterapia Aplicada à Reumatologia, Terapia da Mão, Reabilitação de Amputados, Reabilitação em Hanseníase, Reabilitação em Oficina Ortopédica e em Cefaleia e DTM.

Vale ressaltar a importante vocação deste curso em proporcionar iniciação científica aos estudantes, o que pode ser verificado pelo número expressivo de bolsas de iniciação científica que são ofertadas.

Para conclusão da Graduação em Fisioterapia, o estudante deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC), sob orientação docente, podendo variar entre uma pesquisa realizada pelo aluno durante o curso ou um trabalho de revisão científica.

Contato Secretaria Fisioterapia: (16) 3315 4413