Informática Biomédica

Saiba mais sobre o curso neste vídeo exibido durante a Feira de Profissões:


Acesse a página do curso: https://ibm.fmrp.usp.br/

Informática Biomédica

O que é a profissão?

     A Informática Biomédica é uma área de conhecimento que estuda e busca o uso eficaz dos dados públicos, informações e conhecimentos para a investigação científica, resolução de problemas e tomada de decisão, para melhorar a saúde humana apoiada pelas tecnologias aplicadas à Saúde Digital. Suas áreas de aplicação abrangem um amplo espectro, que vai desde a biologia celular e genética molecular, até aos processos de cuidado e atenção à saúde do indivíduo e da população. No que se refere ao campo de atuação, o Bacharel em Informática Biomédica é um profissional com competência para liderar o planejamento, desenvolvimento, implantação, manutenção e gerenciamento de ambientes informatizados. Devido à sua formação interdisciplinar, com um forte componente de aplicação dos conhecimentos oriundos das áreas de ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde e ciências da informação na solução de problemas, o Bacharel em Informática Biomédica está preparado para atuar como um profissional de referência para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente clínico, bem como em ambientes de pesquisa voltados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área da saúde.

     O curso de Informática Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) é gratuito e oferece 20 vagas por ano para atividades discentes em tempo integral; tem duração de quatro anos (8 semestres) e propicia ao discente acesso aos conhecimentos científicos (teoria e prática) necessários para sua atuação em diferentes cenários da pesquisa, ensino e assistência à saúde humana, e que possam se valer dos benefícios da informatização e da aplicação de tecnologias da informação e comunicação.

O Bacharel em Informática Biomédica

     A premissa fundamental do Curso de Graduação em Informática Biomédica é formar um egresso que possa atuar em uma equipe multiprofissional voltada para atenção à saúde humana. Em termos pedagógicos, este Curso tem uma perspectiva de formação interdisciplinar e sua estrutura engloba disciplinas de ciências exatas, de ciências da saúde, de computação e de outras áreas que possam auxiliar na resolução dos problemas complexos de informatização existentes na contemporaneidade.

Campos de Atuação

     No curso de Informática Biomédica as competências e habilidades dos egressos estão focadas nas seguintes áreas de atuação:

  1. Bioinformática e Medicina Genômica: é uma subárea da Informática Biomédica voltada para o desenvolvimento de ferramentas de análise de grandes volumes de dados de transcriptomas, exomas, genomas completos, e proteomas, para identificação de genes e biomarcadores, análise de redes gênicas, análise de estrutura protéica (modelagem molecular), modelos biológicos, etc;
  2. Informática em Imagens Médicas: é uma subárea da Informática Biomédica voltada para o estudo e aplicação de processos que envolvam as tecnologias da informação e comunicação para aquisição, manipulação, análise e distribuição de imagens médicas e dados correlacionados. Seu foco de atuação está voltado para a pesquisa, modelagem, desenvolvimento, implantação e manutenção de aplicativos voltados ao apoio à decisão, por meio de técnicas que implementam a obtenção, otimização, tratamento e análise de sinais e imagens médicas contendo informações anatômicas e funcionais;
  3. e-Saúde: é uma subárea da Informática Biomédica voltada para o uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto da saúde, abarcando: a) Saúde móvel; b) Telessaúde; c) Registros eletrônicos de saúde; d) Redes sociais; e) Big data; f) Plataformas de ensino em saúde à distância; g) Aspectos legais do uso de tecnologias da informação e comunicação no contexto da saúde. Possui área de aplicação bastante ampla, abrangendo a organização, gerenciamento, representação e uso de dados e informações clínicas para apoio ao cuidado da saúde da população nos serviços de atenção primária, secundária e terciária.
  4. Informática em Biomecânica: é uma subárea da Informática Biomédica voltada para o desenvolvimento de aplicativos, soluções e sistemas aplicados ao corpo humano utilizando técnicas e equipamentos, como o método dos elementos finitos, Matlab, prototipagem, fotoelasticidade e microscopia eletrônica de varredura.

Intercâmbio com Instituições Nacionais e Internacionais

     Como parte da formação integral do profissional de Informática Biomédica, o aluno do curso IBM poderá ampliar sua formação acadêmica, bem como realizar estágios e intercâmbios, em instituições nacionais e internacionais que possuem áreas correlatas complementares. Dentre essas instituições pode-se citar no cenário internacional: a Universidad do Chile (Chile), a Universidad de Valparaíso (Chile), a Universidad de Talca (Chile), a McGill University (Canadá), a University of Calgary (Canadá), a Universität Münster (Alemanha), Heilbronn University (Alemanha), Universidade de Groningen (Holanda), e a Universidade do Porto (Portugal). Todas possuem colaborações formais com docentes ligados ao curso de Informática Biomédica.

Programas de Apoio aos Alunos

     Os alunos dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo dispõem de rede de suporte pessoal, que inclui serviços de transporte e alimentação subsidiados, bem como oportunidades de participação em atividades esportivas e sócio-culturais. Os estudantes em necessidade podem dispor de outras modalidades de assistência social, como alojamento ou auxílio-moradia e alguns tipos de bolsas.

      Na área educacional, espaços compostos com recursos de informática e de suporte didático, assim como um grande e rico acervo de livros e periódicos na Biblioteca Central do campus da USP de Ribeirão Preto encontram-se à disposição dos alunos durante todo o percurso da graduação.

     A Pró-Reitoria de Graduação mantém, também, programas de apoio à participação em eventos no Brasil (Pró-Eve) e no Exterior (Pró-Int), bem como programa de bolsas de monitoria, bolsas de iniciação científica (Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação – PUB), que se agregam a outros, disponibilizados por agências de fomento à pesquisa nos âmbitos estadual (FAPESP) e federal (PIBIC-CNPq).
     A FMRP-USP possui um Centro de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (CAEP) que, dentre as suas atribuições, oferece atendimento psicológico e psicopedagógico individual ou em grupo, aos estudantes que dele necessitam. Este serviço, que conta com profissionais na área da psicologia e pedagogia, além de docentes que formam um grupo consultor em Educação na Saúde, oferece atendimentos individuais aos alunos e também possui atribuições voltadas para o desenvolvimento de estudos e manutenção de projetos que visam auxiliar no processo de formação acadêmica do aluno e na construção de sua identidade profissional.

Contato:
Secretaria do Curso de Informática Biomédica

Fone: (16) 3315-4544

E-mail: coc-ibm@fmrp.usp.br